Sistema eletrônico de Libras, disponível em todos os cartórios do Estado de SP desde janeiro, viabilizou a cerimônia.
Aconteceu neste sábado (09.04) em Santo André (SP), região do Grande ABC, a celebração matrimonial do casal Marcelo Fermino, 44, e Kelly Cristina Farias Amora, 41. Portadores de deficiência auditiva e juntos há três anos e nove meses, a união matrimonial realizada no 1º Cartório de Registro Civil da cidade ocorreu por meio da utilização do sistema eletrônico de Libras, disponível em todos os cartórios do Estado de São Paulo desde o início do ano.
A cerimônia foi a primeira realizada no cartório e a tecnologia não foi novidade para os noivos, que se conheceram pela internet. Residente em Manaus, Kelly recebeu algumas visitas de Marcelo e não demorou muito para aceitar o pedido de casamento e se mudar para São Paulo.
Disponibilizado pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP), o sistema de Libras integra o atendimento presencial nos cartórios por meio do contato com um intérprete de Libras disponível por teleconferência, com o objetivo de atender às 586 mil pessoas com deficiência auditiva no Estado de São Paulo.
O casal foi beneficiado com a promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – (Lei 13.146/2015), instituído com o objetivo de regulamentar os direitos e as obrigatoriedades relacionadas à prestação de serviços às pessoas portadoras de deficiência.
A iniciativa implantada pela ANOREG/SP, conta com o apoio das demais entidades de notários e registradores paulistas: Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Colégio Notarial do Brasil, seção São Paulo (CNB-SP) e Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil - São Paulo (IEPTB/SP).
Aparentemente emocionados, os noivos demonstraram aprovação ao sistema e ao atendimento recebido durante a cerimônia.






