Home Notícias

ANOREG/SP, ARISP, ARPEN/SP, CNB/SP, IEPTB/SP e SINOREG/SP realizam o jantar anual de congraçamento dos notários e registradores paulistas

Publicado em: 12/12/2011
 
Patricia Ferraz despediu-se da presidência da ANOREG/SP em clima de muita emoção e amizade de todos os seus colegas.

  
  

No último dia 2 de dezembro de 2011, o Espaço Rosa Rosarum, onde foi realizado o Jantar Anual de Confraternização dos Notários e Registradores Paulistas, foi palco de muita emoção. Patricia Ferraz aproveitou a oportunidade para se despedir da presidência da ANOREG/SP, agradecendo a confiança depositada em sua diretoria nos quatro anos em que esteve à frente da entidade.

A presidente apresentou a nova diretoria que vai sucedê-la a partir do dia 12 de dezembro de 2011, chamando para o seu lado os colegas presentes da nova e da atual diretoria: Laura Vissotto (presidente); Mario de Carvalho Camargo Neto (vice-presidente); Reinaldo Velloso dos Santos (1º secretário); Ana Paula Frontini (conselheira fiscal); George Takeda (1º tesoureiro), André de Azevedo Palmeira (2º tesoureiro), Geraldo Filiagi Cunha (diretor de RTDPJ); Sérgio Jacomino, que integrou a diretoria da Anoreg/SP até o ano passado; e Rodrigo Dinamarco (atual diretor de RCPN).

Flores e emoção na despedida

  

Patricia Ferraz destacou que a nova diretoria tem representantes de todas as especialidades, todos eles com experiência na representação da categoria e conscientes das dificuldades dessa representação política e da defesa das prerrogativas dos notários e registradores. "Eu me sinto absolutamente tranquila porque sei que todos nós estaremos muito bem representados por estes colegas. Por isso, eu já saio daqui agradecida", comentou

"Hoje nossa categoria é reconhecida, em pesquisas do Datafolha e da Fipe, como uma instituição das mais respeitáveis, confiáveis e seguras. Esse é um patrimônio de que poucos gozam no país; isso precisava ser levado para fora dos cartórios e acho que de alguma forma conseguimos fazer isso. No entanto, tivemos que dedicar a maior parte do nosso tempo e da nossa energia combatendo iniciativas que buscaram minar, às vezes por absoluta falta de informação, o suporte essencial para o complexo exercício da nossa atividade, que é a remuneração de notários e registradores. Não é razoável supor que alguém possa exercer essas atividades de tamanha responsabilidade sem ser remunerado. Essas situações foram debeladas em grande parte. Em todas essas lutas, que não foram fáceis, todas as entidades paulistas trabalharam, irmanadamente, com o apoio incondicional da ANOREG/BR, e por isso tivemos sucesso. Um grupo pequeno de representantes da categoria, dentre os quais estes colegas que estão aqui, teve papel fundamental no combate das gratuidades."

"Nós acreditamos na necessidade imperiosa da padronização dos procedimentos nos cartórios, para nosso conforto técnico e para a tranquilidade dos nossos usuários. E nós estamos fazendo isso na ANOREG/SP quase como uma rotina."

"Eu queria finalizar dizendo que sou muito agradecida pela oportunidade que me foi dada. Eu aprendi demais com todos vocês, com cada um dos colegas do Estado de São Paulo que me confortaram nos momentos mais difíceis. Eu tenho todas as mensagens de agradecimento e de apoio que me foram enviadas e vou guardar isso para sempre. Eu tenho certeza de que saio da ANOREG/SP com uma experiência de vida espetacular e uma pessoa um pouco melhor. Vocês me ensinaram a força da união, da compaixão, da compreensão das necessidades de todos e do quanto podemos realizar quando estamos juntos e unidos. Muito obrigada."

Emocionada, Patricia Ferraz teve de interromper seu discurso e foi muito aplaudida pelos colegas presentes.


Colegas testemunham o que foi a administração 2008/2011

A honra de continuar o trabalho
 
Laura Vissotto falou em nome da ANOREG/BR. Lembrou que todos os notários e registradores têm muito que agradecer à Patricia Ferraz, "que sem dúvida é responsável por muitas vitórias da categoria".

"Eu tive oportunidade de acompanhá-la, no Congresso Nacional, em várias reuniões com deputados e senadores sobre o Programa Minha Casa, Minha vida, e chorei no plenário junto com a Patricia. Eu sei que sem a garra da Patricia não estaríamos aqui hoje. Ela foi nossa grande capitã."

"É uma honra muito grande continuar o trabalho dela junto com meus colegas de diretoria. Não temos nem como enumerar tantas vitórias. A Patricia abriu caminhos por meio de uma aproximação com setores da sociedade que tinham forte preconceito em relação a nossa classe. Seremos sempre gratos a ela por isso. Foram muitas realizações: Jornadas Institucionais, revista Cartório Hoje, reuniões regionais no estado todo entre muitas outras iniciativas. Foi muito trabalho. À Patricia, e aos familiares dela, nosso agradecimento especial porque em muitos momentos ela teve de abrir mão do convívio familiar pela defesa das prerrogativas de todos nós. Muito obrigada, Patricia."


Habilidade política
 
Reinaldo Velloso dos Santos representou o IEPTB/SP.

"Eu participei da gestão anterior da ANOREG/SP, eu era 1º secretário. E fiz parte da chapa de oposição. Reconheci a derrota e me pus à disposição para ajudar porque afinal estamos todos no mesmo barco. Fui muito bem acolhido pela Patricia e ela me convidou para participar da Comissão de Concurso. Essa comissão conseguiu se reunir por seis meses e apresentar uma proposta de aprimoramento do concurso que foi levada ao Tribunal de Justiça e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ)."

"Fui convidado também para participar da Comissão de Desburocratização. Acompanhei todo o esforço da Patricia numa série de reuniões que desembocaram num projeto que está em andamento, o Cartório Mais Fácil, um portal da internet voltado para o usuário com informações e serviços. Graças à Patricia grande parte do trabalho já foi desenvolvido."

"Eu gostaria de ressaltar a habilidade política da Patricia, que foi fundamental em muitos resultados positivos para toda a categoria. Vocês não imaginam o quão complicado é ser presidente de uma entidade de classe que representa 1,6 mil pessoas. Às vezes você se sente isolado e com uma responsabilidade muito grande. O presidente fica muito exposto, mas você, Patricia, está saindo mais forte do que entrou. Desejamos a você um bom e merecido descanso, mas queremos você de volta. Além da habilidade política, você é uma excelente conselheira e impõe respeito em qualquer situação. Muito obrigado."


Unificação levada a sério
 
"Eu falo em nome do Registro Civil, sou vice-presidente da especialidade na ANOREG/BR", apresentou-se Mario de Carvalho Camargo Neto.

"Quando a Patricia falou em unificação levou isso a sério e nos convidou para participar. No que diz respeito ao Registro Civil, eu posso falar de uma ótima atuação da ANOREG/SP."
 

"Em 2009, houve um projeto de lei que desvalorizava completamente a atuação do registrador civil. Hoje, esse projeto já foi aprovado no Senado e valoriza muito mais o oficial de Registro Civil. E isso se deve ao trabalho de união e de valorização da atividade que a Patricia começou aqui na ANOREG/SP e que se irradiou para a ANOREG Brasil. Agradeço muito. Parabéns, Patricia, espero poder honrar a sucessão."

Defesa das atribuições de cada especialidade
 
O CNB-SP foi representado por Ana Paula Frontini.

"Eu falo em nome dos notários, mas é impossível agradecer somente em nome dos notários. Os tabeliães de notas vêm sofrendo ataques diários às suas atribuições. Patricia, hoje eu fiquei muito sensibilizada durante o debate sobre alienação fiduciária porque presenciei a defesa honesta e espontânea que você fez de nossas atribuições como, aliás, você fez ao longo desses quatro anos."
 

"Eu só tenho a agradecer em nome de todos os meus colegas, por isso quero pedir desculpas a você em nome de toda a categoria. É muito difícil enfrentar todos os ataques que você sofreu e continuar em pé. Então, meus sinceros agradecimentos."

Garra, vontade e determinação
 
Sérgio Jacomino, ex-presidente do Irib, lembrou o início da carreira de Patricia Ferraz como registradora.

"Eu recebi você na categoria, tive a oportunidade de recebê-la no Irib. Foi uma experiência gratificante trabalhar com uma mulher com toda a garra, vontade e determinação: um exemplo para toda a categoria."
 

"Eu agradeço muitíssimo em nome dos registradores imobiliários por seus inúmeros feitos, que foram grandes, importantes e marcaram de maneira decisiva a sua trajetória na ANOREG/SP. Eu agradeço sinceramente e desejo a você toda a felicidade. Você merece agora desfrutar da companhia das pessoas que te amam e te cercam com todo o carinho. Muito obrigado."

Atuação em benefício da categoria
 
"Eu falo em nome dos registradores de Títulos e Documentos", declarou Geraldo Filiagi Cunha.

"Eu não poderia me furtar de falar do brilhantismo da Patricia, da competência e da atuação em benefício da classe. Toda a sorte para você! Um abraço.
 

Uma verdadeira festa de congraçamento

Notários e registradores, seus amigos, familiares e colaboradores se irmanaram na alegria e descontração ao som da Banda SOS, cujo repertório moderno e animado divertiu a família notarial e registral até a madrugada.
 
  
  
   
Mais fotos.

(Fotos: Carlos Petelinkar)

Voltar