Home Notícias

2ª temporada do projeto Anoreg/SP na Estrada teve visitas a mais de 60 cartórios paulistas

Publicado em: 19/07/2024
Chegou ao fim, no começo de julho, a 2ª temporada do projeto Anoreg/SP na Estrada. Ao longo dos últimos oito meses, a equipe da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) visitou mais de 60 serventias paulistas.

A segunda rodada de visitas do Anoreg/SP na Estrada teve início juntamente da temporada 2023/24 do curso Gestão, Qualidade e Prática – Treinamento de Alta Performance Extrajudicial. Ao passo em que o treinamento era realizado no interior do Estado, a equipe aproveitava as diferentes cidades para visitar os cartórios da região, buscando conhecer suas realidades e levantar as principais curiosidades vividas na localidade em que estão instalados.

Na 2ª temporada, o projeto Anoreg/SP na Estrada visitou cartórios das cidades de Jundiaí, Valinhos, Campinas, Taubaté, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra, Barretos, Araraquara, Ourinhos, Marília, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Barueri, Registro e Poá.

Durante as visitas, a equipe do projeto conheceu as instalações das serventias e fez fotos dos colaboradores. Além disso, também realizou entrevistas com titulares, substitutos e interinos com a intenção de ter um feedback sobre a prestação dos serviços realizados, sugestões sobre o que pode ser aperfeiçoado e estreitar a relação da Anoreg/SP com as serventias mais afastadas das grandes cidades e capital.

Titulares, substitutos e interinos elogiam visitas

Na visão dos titulares, substitutos e interinos que tiveram suas serventias visitadas pelo Anoreg/SP na Estrada, iniciativas desse sentindo são benéficas e importantes para a atividade extrajudicial. Esse sentimento foi expressado em depoimentos pelos titulares, substitutos e interinos que tiveram suas serventias visitadas pelo projeto. Confira alguns deles:

“A gente quer ser visto. Isso traz, assim, um certo reconhecimento por tudo que a gente busca fazer, está buscando fazer, buscando as melhorias, né, então eu acho que é uma coisa que realmente traz um reconhecimento da classe” – Lilia Campos, titular do 2º Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Taubaté.

“O projeto dá visibilidade a alguns cartórios que em tese não estão em cidades maiores e esse diálogo também ajuda na parte de modernização, de melhora na qualidade do serviço, e gera interação entre os cartórios” – Henrique Junqueira Pereira, titular do Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de São Joaquim da Barra.

“Essas visitam geram a oportunidade de conhecer as diversas realidades, sair dos grandes centros e conhecer as realidades dos católicos plurais. Dos cartórios que têm dificuldade de acesso à internet, dos cartórios que têm dificuldade de acessibilidade para o cidadão e serve até mesmo para apontar soluções” – Emanuel Costa Santos, titular do 2º Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Araraquara.

“É uma oportunidade que nós temos de sermos ouvidos, demonstrarmos as nossas necessidades, os nossos anseios, os nossos desejos em busca dessa melhoria, da melhor efetividade dessa prestação do serviço, porque é muito difícil mesmo... são muitos desafios que nós enfrentamos ao longo do cotidiano da vida, ao longo dos dias, então eu acredito que a participação, a presença de vocês é muito positiva aqui no interior” – Francis Pignatti do Nascimento, titular do 2º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Ourinhos.

“Ótima iniciativa. Além dos cursos, o encontro entre a classe, a troca de informações, as ideias e vivências são fundamentais para exercer com excelência as atividades inerentes” – Antonio Francisco Parra, titular do Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Marília.

“Estão vendo os nossos desafios, conhecendo a gente mais de perto, vendo o esforço que às vezes a gente está colocando no lugar, a nossa força, nosso conhecimento, tentando deixar da melhor maneira não só para a gente ter resultado, mas também para que o serviço aqui seja bem visto, né? Cartório ainda tem uma fama muito desagradável, é muito mal visto. E isso mostra que a gente está trabalhando para melhorar e a gente com o respaldo da associação nesse sentido, então é bem interessante, é gostoso... a gente mesmo acessar a rede social e ver colegas lá que a gente viu na época do concurso, ver como que a pessoa está, ver como que está a serventia... é gostoso essa parte que a gente vê com bons olhos, com afeto as pessoas e a gente se solidariza, às vezes tem uma ideia boa vendo ali o que a pessoa fez, copia e aí, assim, acho muito válido” – Aline Pereira Batista, titular do Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do 2º subdistrito de São Bernardo do Campo.

Todas as fotos e vídeos das visitas do projeto Anoreg/SP na Estrada estão disponíveis no instagram oficial da associação (@anoregsp). Já as entrevistas com os titulares, substitutos e interinos e as matérias de cobertura de cada visita podem ser conferidas neste link.

Fonte: Gabriel Dias para Assessoria de Comunicação Anoreg/SP
Voltar